Pensamentos intrusivos
Crônicas

Como me livrar de pensamentos intrusivos?

Eu poderia começar esse texto explicando cientificamente e detalhadamente o que é o pensamento intrusivo, mas eu prefiro citar Lanna Del Rey cantando a música Get Free, tem um trecho que ela diz o seguinte: “Às vezes parece que eu tenho uma guerra em minha mente, eu quero sair, mas eu continuo caminhando…” ♪

É isso, o pensamento intrusivo foi resumido perfeitamente nesse trecho, é uma guerra constante e cansativa que muitas vezes acaba nos vencendo. São pensamentos que entram constantemente em nossa mente contra nossa vontade e eles são chamados de pensamentos intrusivos justamente porque nós não conseguimos afastá-los.

Não sou nenhuma psicóloga, terapeuta ou especialista em mente humana, mas o que me ajudou muito a controlar esses pensamentos intrusivos foi encontrar algo que conseguiu falar mais alto do que eles. Eu amo música, eu amo as melodias, as histórias por trás de cada canção, as voltas que cada acorde dá. E eu lembro da primeira vez que eu percebi que a música não só me agradava fisicamente, mas mentalmente também.

Foi um achado! Eu sempre fui muito preocupada, e essa preocupação já me causou uma porção de pensamentos invasivos e ansiedades fora de hora. Quando eu descobri que a música tinha esse efeito sobre mim e sobre a minha mente, me apeguei a ela e não larguei mais. Hoje ela faz parte do meu cotidiano e me ajuda a entender e controlar melhor meus próprios pensamentos.

É claro que isso não é uma regra e o que serve pra mim, pode não fazer efeito nenhum em você e nenhuma técnica substituirá a presença de um profissional, o que é muito importante, mas tente encontrar algo que consiga calar seus pensamentos. Algo que deixe sua mente em total estado de quietude. Pode ser assistir um filme, ou caminhar, talvez conversar com alguém sobre esses pensamentos, ler.

Não é fácil encontrar algo que consiga controlar um pensamento invasivo, mas não é impossível, estamos cercados de beleza todos os dias e por mais que pareça clichê, todos nós somos movidos por algo, música, arte, natureza. Encontre algo que mexa profundamente com você e você não encontrará somente um hobbie, mas uma nova forma de libertar a sua mente.

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.