Eu sei que a nostalgia é uma emoção perigosa, mas às vezes eu fico me perguntando se sem ela nós conseguiríamos assimilar as coisas depois que essas coisas passaram. É claro que essa assimilação, essa absorção do passado pode vir manchada justamente por causa da nostalgia, que teima em deixar tudo dez vezes mais intenso do que realmente foi, mas será que é possível viver sem manchas? Será que é possível ter uma visão clara do passado?
Eu sou uma pessoa extremamente nostálgica desde que me conheço por gente. Então, ouvir uma música do passado, nunca é só ouvir uma música do passado. Ver um desenho que eu via quando era criança, nunca é só ver um desenho que eu via quando era criança. Vasculhar fotos antigas, nunca é só vasculhar fotos antigas. Tudo isso dói, porque eu sinto como se a minha vida escorresse pelos meus dedos e a única forma de lidar com isso é tentar absorver o máximo da minha vida possível através da nostalgia.
Esses dias eu estava rolando o feed do TikTok e acabei parando no vídeo de uma moça que tem o quarto dela intacto desde 2007. Postêrs de cantores famosos da época, bichinhos de pelúcia, cadernos das Menininhas, o famoso rádio redondo que mais parecia um disco voador e por aí vai. Eu me senti tão triste assistindo aquele vídeo, não porque esse vídeo tenha me causado algum gatilho ruim daquela época, pelo contrário, eu me lembrei do meu quarto de adolescente que cresceu nos anos 2000 e senti uma saudade absurda de ficar no meu quarto o dia todo ouvindo música.
Tudo parecia tão melhor naquela época, mas não era, meu padrasto tinha falecido fazia dois anos e nós passamos por dificuldades durante algum tempo, maaaas a nostalgia pintou as memórias daquela época para mim e quando eu me lembro daquela época com saudades, eu me esqueço completamente da dificuldade que passamos e da pessoa tão importante que perdemos. A nostalgia tenta me enganar, talvez para a minha própria segurança mental, me mostrando apenas as partes boas de 2007.
Então, é sempre bom lembrar que a nostalgia é um sentimento necessário, mas completamente manchado, e que embora a gente sinta saudades do que já passou, a nossa memória não é totalmente limpa e honesta com relação aos eventos do passado. Tudo sempre vai parecer melhor e esse é o maior perigo que você pode correr, porque você pode cair num labirinto de pensamentos ruins com relação ao seu presente, dando importância demais para o que passou e se esquecendo completamente de viver o hoje.
A nostalgia é uma emoção boa, sim, mas em doses homeopáticas. Nós nunca conseguiremos enxergar a nossa linha temporal de forma clara, tudo sempre estará manchado pelos sentimentos que vivemos naquela época e pela forma como lidamos com esses sentimentos hoje. Mas embora essas manchas existam nas nossas memórias, é importante se atentar ao fato de que o passado passou e que ele nunca mais voltará. A sua vida continua sendo escrita por você e viver bem e com a mente em paz só depende de você e de como você vai escolher olhar para o passado.
Foto de chepté cormani
Foto de Suzy Hazelwood