No Livro Um Caminho para a Liberdade, em uma época em que não seguir os costumes e a religião era transgressão gravíssima, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada. A década de 1930 está chegando ao fim, e, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, a ideia de que as moças administrem uma biblioteca itinerante desafia o status quo.
Com o compromisso de levar livros para os moradores mais pobres da região, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy aceitam trabalhar na biblioteca. E à medida que enfrentam inúmeras dificuldades, como aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar o preconceito dos mais conservadores, elas fortalecem o laço que as une e descobrem mais sobre si mesmas. Em pouco tempo, toda a cidade se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência do projeto. E as mulheres vão se perguntar mais uma vez se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.
Inspirado em uma história real, Um caminho para a liberdade fala de lealdade, independência e justiça. Com uma trama envolvente e emocionante, Jojo Moyes faz o leitor refletir sobre as redes de apoio e amizade entre mulheres e como é preciso ir além dos nossos ― supostos ― limites. Afinal, conquistar a liberdade nunca é fácil.
Leia também: Depois Daquele Verão – Uma Leitura Hipnotizante.
As 10 frases mais inspiradoras do livro Um Caminho para a Liberdade:
“Sempre há uma saída para uma situação. Pode ser feia. Pode fazer você se sentir como se a terra tivesse se movido sob seus pés. Mas sempre há uma maneira de contornar.”
•
“Talvez seja isso que precisamos entender, Alice. Que algumas coisas são um presente, mesmo que você não consiga mantê-las.”
•
“A vida é complicada. É por isso que encontrar um pouco de alegria onde você pode é importante.”
•
“Buscar conhecimento é expandir seu próprio universo.”
•
“Ainda havia beleza neste mundo, mesmo que em alguns dias fosse preciso toda a força e obstinação para encontrá-la.”
•
“Nada é mais perigoso do que uma mulher armada com um pouco de conhecimento.”
•
“Não há religião sem amor, e as pessoas podem falar o quanto quiserem sobre sua religião, mas se ela não as ensina a serem boas e gentis com os homens e os animais, é tudo uma farsa.”
•
“Certa vez, sua tia favorita lhe disse que a melhor maneira de passar pela vida era não se deter nas coisas, então ela colocou esses eventos em uma mala e a enfiou no fundo de um armário mental, assim como havia feito com inúmeras malas antes.”
•
“Nós, mulheres, enfrentamos muitos desafios inesperados quando decidimos sair do que são considerados nossos limites habituais.”
•
“Não faz muito sentido se preocupar com o que a cidade pensa sobre você — não há nada que você possa fazer sobre isso de qualquer maneira. Mas quando você olha para fora, ora, há um mundo inteiro de coisas bonitas.”
Autora: Jojo Moyes.
Editora: Intrínseca.