Desde que eu me conheço por gente, eu escuto de várias mulheres que mulher tem que apoiar mulher. Só uma mulher sabe o quanto é complicado ser uma mulher, então o mínimo que uma mulher espera da outra é respeito.
E eu não sei se é porque a segunda metade da geração Z nasceu no auge da internet e falar o que pensa na internet é considerado cool entre eles, ou se é só maldade mesmo, mas você já parou para prestar atenção no quanto as mulheres que tem menos de vinte anos estão insuportáveis? E eu sempre vejo comentários do tipo: “Ah, adolescente é insuportável mesmo.” Amiga, com dezoito anos uma pessoa não é mais adolescente. Com vinte anos, então, nem se fala, já é uma mulher adulta. E mesmo que fosse, eu já fui adolescente e eu nunca desrespeitei ninguém e muito menos fui preconceituosa com as pessoas.
Mas a pior parte é que esse ódio todo, esse desrespeito, está sendo depositado em cima de outras mulheres. Quando eu vejo uma mulher de dezoito anos comentando no vídeo de uma mulher de vinte e cinco, de trinta e cinco, de quarenta e cinco, que ela é velha, que ela está acabada, eu penso: “Filha, você é uma mulher, mas você está se comportando igual a um homem.” Envelhecer não é uma ofensa. Bom, pelo menos não deveria ser.
Esse comportamento é muito esperado dos homens, na cabeça deles uma mulher que passou dos vinte e cinco anos não serve mais. Mas quando eu vejo mulheres de dezoito anos que em breve terão vinte e cinco, trinta e cinco, quarenta e cinco, desrespeitando outras mulheres por causa da idade, por causa de uma trend, (que os pedófilos devem adorar), que só aceita que uma mulher é bonita e jovem se ela tiver cara de criança (baby face), eu fico com vergonha de ser mulher, eu fico com receio de que as pessoas pensem que todas as mulheres são assim.
Leia também: Falta de empatia nas redes sociais.
E não são todas as mulheres da geração Z que têm esse comportamento. Na verdade, muitas dessas mulheres que estão sendo atacadas por causa da idade, são da geração Z, só que da primeira parte, aquele pessoal que nasceu por volta de 95. As mulheres com esse comportamento horroroso são em grande parte aquelas que nasceram depois de 2004, mulheres que tem menos de vinte anos. E a parte mais triste disso tudo é que a geração Alpha, nascidos depois de 2010, estão copiando o comportamento da geração Z.
Provavelmente não existe nada que possa ser feito, porque cada geração tem suas características, mas é importante sempre lembrar que geração vai e que geração vêm, que nada dura para sempre e que a vida traz de volta pra você o ódio, o desrespeito e a falta de empatia que você pratica contra pessoas que você, muitas vezes, nem conhece.
As gerações passadas tiveram muitos defeitos, muitos mesmo, então eu acreditava que as próximas gerações seriam melhores, eu acreditava que eles teriam vontade de não repetir os erros que as gerações passadas cometeram. Mas eu me enganei redondamente. A geração Z tem se mostrado egoísta, maldosa e sem noção nenhuma de realidade e empatia. Se nas gerações passadas as mulheres conquistaram o direito de serem vistas como um ser humano, na geração Z, por causa das mulheres da geração Z, as mulheres de todas as gerações, passadas ou futuras, perderam, e perderão ainda mais, esse direito.
Foto de Anastasiya Lobanovskaya
Foto de SHVETS production