No livro de Kafka, A Metamorfose, o caixeiro-viajante Gregor acorda metamorfoseado em um enorme inseto e percebe que tudo mudou e não só em sua vida, mas no mundo. Ele, então, acompanha as reações de sua família ao perceberem o estranho ser em que ele se tornou. E, enquanto luta para se manter vivo, reflete sobre o comportamento de seus pais, de sua irmã e sobre a sua nova vida.
Leia também: As melhores frases do livro Memórias do Subsolo.
As melhores frases do livro A Metamorfose:
“Não haveria tempo a perder, e ainda assim homem nenhum tem o controle desse tempo, mesmo que se conscientize da perda.”
•
“O motivo principal que impedia a família de mudar de casa era a completa falta de esperança e a ideia de que tinham sido acometidos por uma desgraça como ninguém mais em toda a família e em todo o círculo de conhecidos.”
•
“Sempre que a conversa chegava a essa necessidade de se ganhar dinheiro, Gregor saía dali da escuta e se jogava no frio sofá de couro que se encontrava ao lado da porta, pois ardia de constrangimento e de tristeza.”
•
“Não consigo fazer você entender. Não consigo fazer ninguém entender o que está acontecendo dentro de mim. Não consigo nem explicar para mim mesmo.”
•
“Que tal se eu dormir um pouco mais e esquecer todas essas bobagens?”
•
“A irmã tocou tão lindamente. Seu rosto estava inclinado para o lado e ela seguia as notas com olhos penetrantes e comoventes. Gregor avançou um pouco, mantendo os olhos baixos para que pudessem encontrar os dela. Ele era uma fera se a música podia comovê-lo tanto?”
•
“Certa manhã, ao acordar de sonhos ansiosos, Gregor Samsa descobriu que em sua cama havia se transformado em um inseto monstruoso.”
•
“Sua crescente falta de preocupação com os outros dificilmente o surpreendeu, ao passo que anteriormente ele se orgulhava de ser atencioso.”
Autor: Franz Kafka
Editora: Principis