Aftersun
Filmes

Aftersun e o tédio de uma vida que você não quer mais viver

Contém Spoilers

Você sabe como é, você começa a questionar sua existência na terra, seu desempenho no trabalho cai e sair de casa não parece ser mais interessante como era antigamente. Seus amigos se afastam de você, porque você se afasta de seus amigos, e você se sente um fracassado. Enquanto você luta para ser produtivo, você só pensa que deitar um pouquinho não fará mal algum. Mas os dias passam e tudo o que você quer fazer é dormir, porque dormindo você esquece todos os seus problemas.

Você não sente fome, você não sente medo, você não sente dor, você não sente nada. Seu peito parece um buraco sem fim. Trabalhar é um tédio. Estudar é um tédio. Sair é um tédio. Viajar é um tédio. Nada mais faz sentido, você não se interessa por mais nada, tudo parece uma grande perda de tempo. Afinal de contas, nós vamos morrer, não vamos? Por que se preocupar com o que nós não podemos mudar?

Aftersun pode parecer, para alguns, um filme tedioso, mas para quem já passou por uma depressão sabe exatamente o que o filme quis mostrar com todas aquelas cenas lentas e, muitas vezes, sem sentido.

Calum completará trinta e um anos e decide fazer uma viagem com Sophie, sua filha de onze anos, que mora com a mãe. O destino? Turquia, um lugar fascinante. Mas logo no inicio do filme nós percebemos que existe algo de errado com o Calum. Ele está de férias em um lugar lindo com sua filha, ele completará mais um ano de vida em breve, mas ele não está feliz. Pelo contrário, ele está visivelmente deprimido, infeliz e desconfortável.

Durante o filme é possível perceber que existe um certo arrastamento nos dias de Calum. Ele vive deitado, com o olhar perdido e fora de conexão com o que está acontecendo ao seu redor. É como se nem o lugar mais lindo do universo pudesse animá-lo.

Em uma conversa com Sophie, ele fala para a filha que ele não está mais em um relacionamento, que ele não abrirá mais o café que ele abriria com sua namorada e que ele tentará trabalhar em outra coisa. Calum está passando por problemas financeiros e a vergonha que ele sente por ser um homem de trinta e um anos com problemas financeiros é tão grande, que ele acaba caindo em uma depressão profunda.

Todos nós sabemos como as situações que acontecem conosco podem nos afetar profundamente. Desilusões amorosas, decepções com a vida e problemas financeiros são só a ponta do iceberg gigantesco que é a vida, e o filme Aftersun mostra exatamente como um problema aparentemente comum pode levar uma pessoa a adoecer mentalmente.

Aftersun é um filme sensível e brilhante sobre como uma pessoa deprimida enxerga a vida, sobre como a depressão se desenvolve com o passar dos dias e, acima de tudo, sobre toda a dor que a depressão pode causar tanto na pessoa deprimida quanto nas pessoas que estão ao seu redor. Um filme cheio de camadas, pronto para ser favoritado por todos aqueles que entendem perfeitamente o que o Calum está sentindo.

Clique aqui para ver a minha lista de filmes de drama preferidos.

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.