É assim que acaba foi o primeiro livro da Colleen Hoover que eu li e eu lembro exatamente como eu me senti conhecendo a história da Lily. O início do livro é perfeito, a forma como a Lily e o Ryle se apaixonam, o passado que a Lily viveu com o Atlas, a floricultura, os sonhos que a Lily têm, as cartas para Ellen DeGeneres, tudo nos leva a crer que o livro será um romance daqueles de tirar o fôlego, e a história realmente tira o nosso fôlego, mas de uma forma muito diferente.
O livro é perfeito de muitas formas, mas o que mais me chamou a atenção durante a leitura foi o fato da Colleen me pegar completamente de surpresa. Aquela primeira cena chocante, (se você já leu o livro, você sabe do que eu estou falando), aquela primeira cena chocante nunca mais saiu da minha cabeça. Eu costumo dizer que foi como se aquilo tivesse acontecido comigo, porque até naquele momento eu estava encantada demais, assim como a Lily, e pra mim foi chocante demais ver o castelo que ela construiu, se desmanchando bem na frente dela.
Leia também: As melhores frases do livro É assim que acaba.
A Colleen costuma escrever histórias chocantes, depois que li É assim que acaba, li vários outros livros dela e cada um deles conseguiu quebrar um pouquinho do meu coração, mas É assim que acaba tem o elemento surpresa mais inacreditável, (embora seja comum, infelizmente), e isso fez com que esse livro se tornasse uma das melhores leituras que eu já fiz na minha vida.
Se você não leu o livro ainda, eu recomendo muito que você leia sem pegar nenhum spoiler, porque isso faz uma diferença enorme na percepção do elemento surpresa. O filme será lançado daqui alguns dias e se o roteiro for fiel ao livro, você derramará muitas lágrimas no cinema. Leve um lenço e esteja preparado para ver que nem todas as pessoas boas recebem aquilo que plantam, mas que a jornada ainda pode ser bonita, se as escolhas certas forem feitas em prol de alguém que você ama mais do que a sua própria vida.