o sol é para todos
Frases de Livros

O sol é para todos

Em O sol é para todos, uma história ambientada no Sul dos Estados Unidos da década de 1930, região envenenada pela violência do preconceito racial, vemos um mundo de grande beleza e ferozes desigualdades através dos olhos de uma menina de inteligência viva e questionadora, enquanto seu pai, um advogado local, arrisca tudo para defender um homem negro injustamente acusado de cometer um terrível crime.

Uma história sobre raça e classe, inocência e justiça, hipocrisia e heroísmo, tradição e transformação, O sol é para todos permanece tão importante hoje quanto foi em sua primeira edição, em 1960, durante os anos turbulentos da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Considerado um dos romances norte-americanos mais importantes do século XX, O sol é para todos surpreende pela atualidade de seu enredo e estilo. A lamentável permanência do tema, o racismo, percorre a narrativa de Scout, criança sensível, filha do advogado Atticus Finch, responsável pela defesa de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca em Maycomb, pequeno município de Alabama, no sul dos Estados Unidos, no início dos anos 1930.Os sentimentos que cercam a família e a cidade de Scout – desde que Atticus se dispôs a cuidar do famigerado caso – são nossos velhos conhecidos: preconceito racial e social, conformismo diante das injustiças e a mais pura malícia destilada em relações banais e familiares. Apesar da crua humanidade desses personagens, Scout enxerga a realidade com o frescor dos olhos infantis, e conta sua história, deixando um improvável rastro de esperança.

Scout narra a rotina de um ambiente rural e pacato, as férias de verão com o irmão, Jem, e o melhor amigo deles, Dill, a curiosidade com os vizinhos, as travessuras inventadas, as aventuras na escola e a vida em família.

O conjunto de pequenos casos nos transporta a um lugar de aparente quietude. No entanto, esse suposto relaxamento se transforma e desespero quando vemos a reação da população de Maycomb diante de denúncia contra Tom Robinson.

Leia também: As melhores frases do livro Uma Vida Pequena.

o sol é para todos

As melhores frases do livro O sol é para todos:

“Você nunca realmente entende uma pessoa até que considere as coisas do ponto de vista dela. Até que você entre na pele dela e ande por aí com ela.”

“Às vezes, a Bíblia na mão de um homem é pior do que uma garrafa de uísque na mão de outro. Tem gente que se preocupa tanto com o outro mundo que não sabe viver nesse aqui, basta olhar na rua e ver o resultado.”

“Mas antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa.”

“Eu queria que você visse o que é coragem de verdade, em vez de ter a ideia de que coragem é um homem com uma arma na mão. É quando você sabe que está derrotado antes de começar, mas começa mesmo assim e vai até o fim, não importa o que aconteça.”

“As pessoas geralmente veem o que procuram e ouvem o que escutam.”

“Eu acho que só existe um tipo de gente. Gente.”

“À medida que você envelhece, verá homens brancos enganando homens negros todos os dias da sua vida, mas deixe-me dizer uma coisa e não se esqueça: sempre que um homem branco faz isso com um homem negro, não importa quem ele seja, quão rico ele seja ou quão boa seja a família de onde ele vem, esse homem branco é um lixo.”

“Eram momentos como estes que eu pensava que meu pai, que odiava armas e nunca tinha estado em nenhuma guerra, era o homem mais corajoso que já existiu.”

“Com ele, a vida era rotina; sem ele, a vida era insuportável.”

“Você apenas mantém a cabeça erguida e os punhos abaixados. Não importa o que alguém diga a você, não deixe que eles te irritem. Tente lutar com a cabeça para variar.”

Autor: Harper Lee
Editora: José Olympio

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.