Em Uma Vida Pequena, quando quatro amigos de uma pequena faculdade de Massachusetts se mudam para Nova York em busca de uma vida melhor, eles se veem falidos, sem rumo e amparados apenas por sua amizade e por suas ambições.
Willem, lindo e generoso, é aspirante a ator. JB, nascido no Brooklyn, é um pintor perspicaz e às vezes cruel que busca de todas as formas ingressar no mundo das artes. Malcolm é um arquiteto frustrado que trabalha numa empresa de renome. E o solitário, brilhante e enigmático Jude funciona como o centro gravitacional do grupo.
Com o tempo, o relacionamento deles se aprofunda e se anuvia, matizado pelo vício, pelo sucesso e pelo orgulho. No entanto, seu maior desafio, como cada um passa a perceber, é o próprio Jude, um litigante extremamente talentoso na meia-idade, porém, ao mesmo tempo, um homem cada vez mais atormentado, a mente e o corpo marcados pelas cicatrizes de uma infância misteriosa, e assombrado pelo que teme ser um trauma tão intenso que não só não será capaz de superar ― mas que vai definir sua vida para sempre.
Leia também: As melhores frases do livro Layla.
As melhores frases do livro Uma Vida Pequena:
“O que ele sabia, ele sabia dos livros, e os livros mentiam, eles tornavam as coisas mais bonitas.”
•
“Você não vai entender o que quero dizer agora, mas um dia vai entender: o único truque da amizade, eu acho, é encontrar pessoas que são melhores do que você. Não mais inteligentes, nem mais legais, mas mais gentis, mais generosas e mais indulgentes. E então apreciá-las pelo que elas podem lhe ensinar, e tentar ouvi-las quando elas lhe dizem algo sobre você, não importa o quão ruim — ou bom — possa ser, e confiar nelas, que é a coisa mais difícil de todas. Mas a melhor também.”
•
“E então tento ser gentil com tudo que vejo, e em tudo que vejo, eu o vejo.”
•
“Por que a amizade não era tão boa quanto um relacionamento? Por que não era ainda melhor? Eram duas pessoas que permaneciam juntas, dia após dia, unidas não por sexo ou atração física ou dinheiro ou filhos ou propriedade, mas apenas pelo acordo compartilhado de continuar, a dedicação mútua a uma união que nunca poderia ser codificada.”
•
“Ele experimentou o prazer singular de ver pessoas que amava se apaixonarem por outras pessoas que amava.”
•
“Nenhum deles realmente queria ouvir a história de outra pessoa, eles só queriam contar a sua própria.”
•
“Mas o que era a felicidade senão uma extravagância, um estado impossível de manter, em parte porque era muito difícil de articular?”
•
“Ele olhou para Jude, então, e sentiu a mesma sensação que às vezes sentia quando pensava, realmente pensava em Jude e no que sua vida tinha sido: uma tristeza, ele poderia ter chamado, mas não era uma tristeza de pena, era uma tristeza maior, que parecia abranger todas as pessoas pobres e esforçadas, os bilhões que ele não conhecia, todos vivendo suas vidas, uma tristeza que se misturava com uma admiração e espanto com o quão duro os humanos em todos os lugares tentavam viver, mesmo quando seus dias eram tão difíceis, mesmo quando suas circunstâncias eram tão miseráveis. A vida é tão triste, ele pensava nesses momentos. É tão triste, e ainda assim todos nós fazemos isso.”
•
“Se o mundo acredita que estou morto, eu dificilmente posso dizer algo para refutar. Pois, na verdade, eu não sou mais parte do mundo.”
•
“Eram precisamente essas cenas que ele mais sentia falta de sua própria vida com Willem, os momentos esquecíveis e intermediários em que nada parecia estar acontecendo, mas cuja ausência era singularmente impossível de preencher.”
•
“Ele agora via um relacionamento bem-sucedido como aquele em que ambas as pessoas reconheciam o melhor que a outra tinha a oferecer e também escolhiam valorizá-lo.”
•
“Sempre lhe pareceu um problema muito delicado, um privilégio, na verdade, considerar se a vida tinha sentido ou não.”
•
“Se eu fosse um tipo diferente de pessoa, eu poderia dizer que todo esse incidente é uma metáfora para a vida em geral: as coisas quebram, e às vezes são consertadas, e na maioria dos casos, você percebe que não importa o que seja danificado, a vida se reorganiza para compensar sua perda, às vezes maravilhosamente.”
•
“Mas era verdade que, pela primeira vez, ele foi capaz de compreender que as pessoas em quem ele havia aprendido a confiar poderiam um dia traí-lo de qualquer maneira, e que, por mais decepcionante que fosse, era inevitável também, e que a vida continuaria a impulsioná-lo firmemente para a frente, porque para todos que poderiam decepcioná-lo de alguma forma, havia pelo menos uma pessoa que nunca o faria.”
•
“Ele será alguém que será definido, primeiro e sempre, pelo que lhe falta.”
Autora: Hanya Yanagihara
Editora: Record