Positividade Tóxica
Crônicas

Positividade Tóxica

Quantas vezes você já ouviu de pessoas influentes nas redes sociais que é preciso pensar sempre positivo independente do que esteja acontecendo na sua vida? E que é preciso ser sempre grato até mesmo pelas situações ruins e traumatizantes? Eu tenho certeza que você já ouviu muito sobre isso por aí e já tentou até mesmo aderir essa nova filosofia de vida. Mas e se eu te disser que esse novo movimento nas redes sociais não passa de uma nova forma de invalidar as suas emoções?

Durante muitos anos eu invalidei as minhas emoções com pensamentos sempre positivos, até mesmo quando tudo o que eu queria fazer era mandar todo mundo para o inferno. E eu posso dizer com precisão que a mais prejudicada nessa história fui eu, porque apesar de sempre estar com um belo sorriso no rosto, tudo o que eu queria fazer era trazer tudo o que eu estava sentido de ruim à tona, mas o medo do que as pessoas iriam pensar fazia com que eu seguisse sorrindo e mascarando o que eu estava sentindo.

Depois de muito tempo, eu decidi que eu era dona da minha vida e das minhas emoções e que ninguém além de mim, poderia dizer como eu deveria me comportar com relação aos meus sentimentos. Esse posicionamento mudou a minha vida radicalmente, porque foi a partir desse momento que eu comecei a conhecer quem eu realmente era e todos os sentimentos que existiam dentro de mim, bons e ruins.

Pois bem, há alguns dias atrás eu resolvi postar uma foto em uma rede social com uma legenda que dizia como eu estava me sentindo naquele momento. Eu estava assustada com tudo o que tem acontecido no mundo e me expressei com os sentimentos que me cabiam naquele momento. Pra quê eu fui fazer isso! Imediatamente eu fui taxada de negativa e indiretamente acusada de espalhar o terror nas redes sociais. Era como se eu estivesse espalhando a negatividade em um lugar sagrado, como se aquela postagem fosse trazer tristeza e medo para as pessoas que lessem.

Foi naquele momento que eu decidi escrever sobre a positividade tóxica, porque eu realmente fiquei assustada com o quanto as pessoas estão imersas nessa filosofia de vida mentirosa. Veja bem, você é um ser humano, você tem um coração e eu tenho certeza que ele já foi partido dezenas de vezes pelos mais variados motivos, é extremamente comum se sentir infeliz. Ninguém é feliz o tempo todo, ninguém está imune a sentimentos como medo, desespero, dor e luto. Nós somos de carne e osso, nós sofremos, nós choramos e nos desesperamos pela falta de respostas.

A filosofia Good Vibes Only (apenas boas energias) se enraizou de uma forma tão doentia nas redes sociais, que é como se todo mundo devesse viver sempre feliz e contente espalhando por aí somente paz e amor. Na teoria é tudo maravilhoso, mas é somente na prática que você entenderá que as coisas nem sempre serão assim, tão divertidas. Não invalide os seus sentimentos, traga eles à tona, converse sobre eles com alguém, seja vulnerável. Dizer a verdade sobre como você está se sentindo não significa que você está “contaminando um mundo perfeito”, significa que você é um ser humano e que suas emoções não podem ser invalidadas por ninguém.

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.