A solidão é uma sensação estranha e dolorida que nos persegue durante toda a vida. E não importa se nós estamos cercados de pessoas, a solidão independe disso, ela é um sentimento constante, capaz de atingir as pessoas mais bem socializadas.
O cinema é cheio de filmes épicos sobre a solidão, com personagens misteriosos e intensos, capazes de grudar em nossa memória e nos fazer pensar neles durante dias. Eu amo histórias com pessoas solitárias, esse tipo de filme geralmente mostra a capacidade humana de suportar o peso da solidão e de tirar autoconhecimento disso.
Resolvi fazer uma lista com os melhores filmes sobre a solidão. Esses são os filmes que eu mais gostei. Filmes que assisti faz meses, anos, mas que ainda continuam grudados na minha memória. Espero que você goste de cada filme e de cada personagem assim como eu gostei.
Veja também: As melhores comédias românticas.
Os melhores filmes sobre a solidão:
Táxi Driver (1976)
O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã, reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação.
Apesar de não conseguir fazer contato emocional com ninguém e viver uma vida questionável em busca de diversão, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.
Paris, Texas (1984)
Um homem é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos Estados Unidos. Aos poucos se recordando de sua vida, ele é acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles vive também Hunter, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.
O homem é Travis Henderson, que logo tem que enfrentar também sua esposa, Jane, e tentar acertar sua vida de novo.
Lost in Translation (2003)
Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado e que a deixa sozinha o tempo todo.
Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.
Her (2013)
O solitário escritor Theodore desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador.
Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível chamada Samantha.
A Ghost Story (2017)
Recentemente falecido, um fantasma retorna à sua casa suburbana para consolar sua esposa enlutada. No local, ele descobre que seu estado espectral o força a observar passivamente a vida que ele conhecia e a mulher que ele ama lentamente se afastar de sua memória.
Mais e mais distraído, o fantasma embarca em uma jornada cósmica pela memória e história que viveu com sua amada.