O show de Truman
Filmes

Qual é a mensagem do filme “O Show De Truman”?

Eu perdi a conta de quantas vezes tive crise de ansiedade nessa quarentena. Sério! A verdade é que eu sempre fui muito ansiosa, mas no final do ano passado a bonita resolveu ficar um pouco maior, lidei com ela, fazer o quê? Medo. Falta de ar. Pensamentos catastróficos. Algumas idas ao psicólogo depois (porque não dá para ir sempre, não é uma coisa barata) e eu estava me sentindo melhor, vida seguindo normalmente, me reestabelecendo psicologicamente, quando de repente, pandemia. Ahhh pronto! Lá vamos nós, outra vez!

Eu não sei se com você é assim, mas a ansiedade se manifesta de duas formas em mim, tem dias que ela vem como uma onda pesada demais e tudo o que eu quero é ficar quieta e às vezes ela me deixa tão agitada que eu, simplesmente, não consigo sentar. Em uma dessas crises, há alguns meses atrás, eu estava extremamente agitada quando meu irmão me convidou para assistir o filme, O Show De Truman. A principio pensei em recusar porque quando estou ansiosa não consigo me concentrar em nada, mas pensei bem e resolvi aceitar.

O filme conta a história de Truman Burbank, um vendedor de seguros que vive uma vida pacata ao lado de sua esposa Meryl Burbank. Um certo dia, Truman começa a perceber que acontecem algumas coisas estranhas na cidade onde ele vive, o que leva ele a suspeitar de sua esposa, de seu amigo e até mesmo de sua própria vida. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica ainda mais intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

Tudo acontece dentro de um estúdio enorme desde que Truman nasceu. Quando questionado sobre por que Truman nunca questionou a natureza do mundo em que vive, o criador do programa, Christof, diz que nós aceitamos a realidade do mundo tal qual ela nos é apresentada. Truman pode ir embora quando quiser, se tivesse algo mais que uma mínima ambição, se estivesse absolutamente decidido a descobrir a verdade, não poderíamos impedi-lo. Truman prefere a sua cela. O Show de Truman é uma variação muito interessante do Mito da Caverna de Platão, mas difere da alegoria de Platão em que apenas um prisioneiro se liberta para abandonar as sombras da caverna e conhecer o mundo real, no filme há apenas um prisioneiro, e os demais atores que entram e saem dela.

Por mais que eu estivesse extremamente ansiosa no dia em que assisti o filme, não pude deixar de pensar em como nós aceitamos aquilo que nos é imposto. O que é real? Por que estamos aqui? Qual é o objetivo? E os nossos medos? Eles são reais ou não passam de sombras dentro de nossas cavernas? Eu não sei e talvez eu nunca saiba responder a todas essas perguntas, mas o que mais me chamou a atenção no filme, foi o quanto o Truman teve que ser corajoso para sair de dentro daquele estúdio. Ele teve que enfrentar o seu pior medo, fez várias tentativas e chegou a ponto de quase desistir, mas mesmo temendo por sua vida, ele foi até o fim e conseguiu sair de dentro daquele falso mundo.

Como é difícil sair de dentro de nossa caverna quando estamos ansiosos! As sombras que passam pela nossa cabeça são aterrorizantes e nos paralisam a ponto de nos fazer recuar. Eu sei que pode parecer algo bobo, mas naquele dia, quando eu decidi assistir aquele filme até o fim, mesmo não me sentindo bem, eu consegui sair de dentro da minha caverna e consegui perceber que todos os sintomas que eu estava sentindo estavam acontecendo somente dentro da minha cabeça.

Vamos combinar de lembrar de Truman sempre que ficarmos ansiosos? Mesmo cheios de medo, vamos acreditar que nós podemos chegar, todos os dias, um pouco mais perto da porta da nossa caverna? A vida é complicada e de vez em quando bate um medo danado de tudo mesmo, acontece com todo mundo, mas nós podemos lidar com isso, ok? Apesar de todas as sombras, nós podemos lidar com isso!

(…)

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.