Sem Amor

sem amor

No livro Sem Amor, Georgia nunca se apaixonou, nunca beijou ninguém e nunca nem teve um crush. Mas, como uma eterna romântica obcecada por fanfics, ela tem certeza de que vai encontrar sua pessoa um dia. É isso que uma sociedade obcecada por paixão e sexo lhe ensinou.

Quando começa a universidade com seus melhores amigos, Pip e Jason, em uma cidade diferente e bem longe de casa, Georgia está pronta para encontrar um grande amor. Com a ajuda de Rooney – sua colega de quarto extrovertida que vive tendo relações casuais e parece não ter problema nenhum com isso – e uma vaga para atuar no grupo de teatro, seu sonho adolescente nunca pareceu tão próximo.

O problema é que, quando seu plano romântico causa uma enorme rixa entre seus amigos, Georgia acaba em uma comédia de erros digna de Shakespeare e começa a questionar como o amor pode parecer tão fácil para outras pessoas, mas tão impossível para ela. É aí que um novo amigo lhe apresenta alguns termos e conceitos – assexualidade, arromanticidade – de que ela nunca ouviu falar, mas que parecem representá-la como Georgia jamais imaginou.

De repente, ela se sente mais insegura do que nunca sobre seus sentimentos. Será que está mesmo destinada a permanecer sem amor? Ou será que só estava procurando a coisa errada esse tempo todo? Este é o quarto romance da talentosa Alice Oseman, uma das vozes mais fenomenais, autênticas e elogiadas do YA contemporâneo.

As melhores frases do livro Sem Amor:

“Eu aprendi algumas coisas. Como a forma como a amizade pode ser tão intensa, bonita e interminável quanto o romance. Como a maneira como há amor em todos os lugares ao meu redor – há amor pelos meus amigos, há amor pelas minhas pinturas, há amor por mim mesma.”

“Dê às suas amizades a magia que você daria a um romance. Porque eles são tão importantes. Na verdade, para nós, eles são muito mais importantes.”

“No final, esse era o problema com o romance. Era tão fácil romantizar o romance porque estava em toda parte. Foi na música e na TV e em fotos filtradas do Instagram. Estava no ar, fresco e vivo com novas possibilidades. Estava em folhas caindo, portas de madeira em ruínas, paralelepípedos desgastados e campos de dentes-de-leão. Estava no toque das mãos, nas letras rabiscadas, nos lençóis amassados ​​e no pôr do sol. Um bocejo suave, uma risada matinal, sapatos alinhados na porta. Olhos em uma pista de dança. Eu podia ver tudo, o tempo todo, ao redor, mas quando cheguei mais perto, descobri que não havia nada lá.”

“Ela está feliz com quem ela é. Talvez não seja o sonho heteronormativo que ela cresceu desejando, mas saber quem você é e se amar é muito melhor do que isso, eu acho.”

“Você sabe por que as pessoas formam casais? Porque ser humano é aterrorizante pra caralho. Mas é muito mais fácil se você não estiver fazendo isso sozinho.”

“Acho que não preciso tentar de tudo para saber que não gosto.”

“Eu nem sabia o que estava errado. Tudo. Eu mesma. Eu não sabia. Como é que todos os outros podiam funcionar e eu não? Como todo mundo podia viver adequadamente, mas eu tinha algum tipo de erro na minha programação?”

“Eu costumava sonhar com um romance fascinante, sem fim, para sempre. Uma bela história de conhecer uma pessoa que pode mudar todo o seu mundo.”

“Estou na universidade há três meses e de repente não sou mais heterossexual.”

“Eu não podia admitir para eles o quão desesperadamente eu queria estar em um relacionamento romântico. Porque eu sabia que era patético. Confie em mim. Eu entendi completamente que as mulheres devem querer ser fortes e independentes e você não precisa encontrar o amor para ter uma vida de sucesso. E o fato de eu querer desesperadamente um namorado – ou uma namorada, um parceiro, quem quer que seja, alguém – era um sinal de que eu não era forte, independente, autossuficiente ou feliz sozinha. Eu estava realmente muito solitária e queria ser amada.”

“Nunca houve sentimentos românticos entre Pip, Jason e eu. Mas o que nós tivemos – uma amizade de muitos anos – foi tão forte quanto isso, eu acho. Mais forte, talvez, do que muitos casais que eu conhecia.”

“Você vai ficar bem. Não há nada que você tenha que fazer, exceto ser.”

“Se eu pudesse passar todas as noites da minha vida comendo lanches e assistindo algo bobo em uma cama gigante com um dos meus melhores amigos, eu ficaria feliz.”

“Era algo que os adultos diziam o tempo todo. “Você vai mudar de ideia quando for mais velho. Você nunca sabe o que pode acontecer. Você vai se sentir diferente um dia.” Como se nós, adolescentes, soubéssemos tão pouco sobre nós mesmos que um dia pudéssemos acordar uma pessoa completamente diferente. Como se a pessoa que somos agora não importasse.”

“Parecia que eu estava realmente me colocando lá fora, tentando algo novo, e isso resultaria em um ano de ensaios divertidos, conhecendo novas pessoas e aproveitando minha experiência na universidade.”

Autora: Alice Oseman
Editora: Rocco

Clique aqui para ler as melhores frases do livro Um Ano Solitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previous Post
Até o verão terminar

Até o verão terminar

Next Post
Para sempre interrompido

Para sempre interrompido

Related Posts