Em Todas as cores do céu, aos dez anos, Mukta é forçada a seguir um ritual de sua casta, que, essencialmente, a torna uma prostituta. Para salvá-la deste horrível destino, um homem a resgata e lhe dá um lar. Tara, filha dele, cria um laço especial com a criança recém-chegada, um vínculo digno de irmãs. A amizade sofre um baque definitivo, entretanto, quando Mukta é sequestrada.
Anos depois, vivendo nos Estados Unidos, Tara retorna à Índia para encontrar a amiga que, ao que tudo indica, foi submetida novamente à prostituição. Mas a extrema pobreza em Bombaim se mostra uma realidade mais difícil do que Tara consegue suportar. Relato emocionante e realista da Índia contemporânea, Todas as cores do céu mostra como o sistema de castas explora os mais fracos, e como o amor nos faz buscar a reparação para nossos atos mais horríveis, vencendo barreiras impenetráveis.
Leia também: As melhores frases do livro Guerra, Adorável Guerra.
As 10 melhores frases do livro Todas as cores do céu:
“Às vezes, um ato de bravura é melhor do que uma vida vivida como covarde.”
•
“Dizem que o tempo cura tudo. Não acho que isso seja verdade. Conforme os anos foram passando, achei estranho como coisas simples ainda podem lembrar daqueles tempos terríveis ou como o momento que você tanto tenta esquecer se torna sua memória mais nítida.”
•
“A magia está nas palavras, minha querida menina. Quando você dobra os pensamentos de alguém com palavras que tocam a alma, eles chamam isso de inspiração.”
•
“Deve haver algo sobre a dor, sobre a maneira como ela te toca tão profundamente que às vezes você nunca mais volta a ser a pessoa que você era.”
•
“Quando morremos, nos tornamos estrelas no céu para que possamos cuidar daqueles que amamos.”
•
“Quando você encontra um amigo verdadeiro, uma estranha alegria brota de repente de dentro de você.”
•
“Veja, assim como uma tartaruga se recolhe em sua concha para se proteger, nós também, às vezes, temos que construir um muro ao nosso redor. Talvez seja a única maneira de lidarmos com isso.”
•
“Foi só agora que entendi que os fios da vida nem sempre se tecem da maneira que queremos; às vezes, o padrão no final de nossas vidas é diferente do que imaginamos que seria, e agora, eu não tinha nada a fazer a não ser ficar em paz com o que ficaria para trás.”
•
“Quanto mais poemas eu lia, mais fácil se tornava deslizar em vidas diferentes, conhecê-las melhor, aprender com elas.”
•
“Percebi que havia coisas mais importantes do que eu, que eu poderia pensar além de mim mesma.”
Autora: Amita Trasi
Editora: HarperCollins