O livro conta a singular ligação entre Bea, a Garota Robô, e Jonah, o Garoto Fantasma. Eles se ajudam, mas também se magoam, se rejeitam e se aproximam. Para todos que algum dia entraram no maravilhoso, traiçoeiro, ardente e significativo mundo de uma amizade verdadeira, do amor visceral, Como dizer adeus em robô vai ressoar profunda e duradouramente.
Leia também: As melhores frases do livro As mil partes do meu coração.
As melhores frases do livro Como dizer adeus em robô:
“Continuo desejando, reflexivamente, um vislumbre do futuro, para saber o que fazer. Mas eu não me iludo. Tenho que tatear cegamente meu caminho. Tento não ter medo. Mesmo que você saiba o que está por vir, você nunca está preparado para a sensação.”
•
“Eu não tinha motivo para estar feliz. Fiquei triste por um bom motivo, e não seria certo mexer com esse sentimento. Achei que deveria ficar triste por um tempo.”
•
“Como você define um namorado? Se um namorado é a primeira pessoa em quem você pensa quando acorda de manhã e o último rosto que vê antes de adormecer, então eu estava apaixonada por Jonah. Mas se um namorado tinha que envolver química física e beijos e sexo e outras coisas, então, não, ele não era isso.”
•
“Eu não queria morrer. Eu apenas achei a morte um alívio para pensar.”
•
“Bem-vindo ao mundo adulto, querido. É solitário, é miserável e Deus o ajude. Mas há pontos brilhantes, e noites como esta são um deles.”
•
“O mundo inteiro está me pressionando, como um peso no meu peito, me empurrando lentamente para baixo e para baixo. E não há nada entre mim e esse peso, exceto minha pele frágil. Não é o suficiente. Não vai me proteger. Não mantém nada fora. O exterior continuará pressionando até que minhas costelas sejam esmagadas, e então meus órgãos, meu coração, meu fígado e meu estômago…”
•
“Nenhuma quantidade de desejos trará os mortos de volta.”
•
“Há uma separação entre pais e filhos que não deve ser violada quando os filhos são pequenos. As tolices adultas dos pais são privadas. Eles são perturbadores e difíceis de entender. Mas, eventualmente, os filhos ficam mais sábios, as loucuras começam a vazar e os pais são revelados em toda a sua humanidade imperfeita. Papai e eu estávamos prestes a cruzar essa fronteira para sempre.”
•
“Eu posso ter sido feito de metal uma vez, mas não mais. Como Pinóquio, eu me transformei em uma garota de verdade. Até agora foi uma merda. Mas não havia nada que eu pudesse fazer sobre isso.”
•
“Eu nunca vou esquecer o rosto de Jonah. Uma luz emanou dele e se tornou o espírito da sala, como um gênio liberado de uma garrafa após séculos de escuridão.”
•
“Aqueles que amam apenas metade dele não o vivem de forma alguma.”
•
“Antes que ele se sentasse, meus buscadores de calor internos perceberam o que estava vindo em minha direção: olhos azuis profundos que derretiam garotas como queijo em um microondas. Tentei resistir àqueles olhos de microondas, mas às vezes não há defesa contra eles. Tive a sensação de que o veria chorando sobre meu caixão mais tarde naquela noite.”
•
“O verão inteiro se estendeu diante de nós, longo, quente, sem fim. Setembro brilhou como uma pequena luz vermelha de advertência à distância, mas se eu apertasse os olhos, poderia ignorá-la. Decidi apertar os olhos por um tempo.”
•
“Acho que fantasmagoria é uma boa qualidade.”
•
“Senti uma falta desesperada dele, embora ele tivesse dito que me odiava, embora sua raiva – a agitação em sua casa, o X na página do anuário, a maneira cruel como ele se afastou de todos – me assustou. Eu não me importava se ele não era meu namorado, ou mesmo meu amigo. Ele era meu Jonah. Eu me sentia mais sozinha sem ele agora do que nunca antes de conhecê-lo. Minha vida tinha um buraco.”
•
“As pessoas acham que A Felicidade Não se Compra é um filme meloso, mas estão erradas. É triste. George Bailey não é nenhum santo. Ele está zangado. Quer viajar pelo mundo e ter aventuras, mas a família vive impedindo. Ele até diz para a esposa “Por que temos de ter todos esses filhos?”. As pessoas dizem a si mesmas que George não quis dizer isso, que só está chateado naquele momento. Mas ele quer dizer isso sim. Claro, ele ama a esposa e os filhos, daquela maneira inevitável que as pessoas amam suas famílias. Está preso a eles, então tira o melhor que pode de uma situação ruim. Ele é um herói porque faz algo de bom com uma vida que não quer. Eu gostaria de ser capaz de fazer isso. Espero que seja algo que se possa aprender.”
Autora: Natalie Standiford
Editora: Galera
No Comments