Trinta anos esta noite
Filmes

Trinta anos esta noite

(Contém Spoiler) Trinta anos esta noite é um filme que dói no fundo alma. E não existe nenhum tipo de preparação, o filme já começa mostrando o quanto o personagem principal está angustiado. As primeiras cenas servem como um portão de entrada para o coração de Alain, um coração machucado pela depressão, um coração que não aguenta mais bater e decidiu que suas batidas estão por um triz.

O filme conta a sombria história de Alain, um escritor francês que está lutando contra a depressão e o alcoolismo. Ele passa um tempo em uma clinica psiquiátrica, tem vários amigos que também estão lutando contra a depressão, mas Alain decide sair da clinica para o que acaba se tornando uma viagem de despedida pela cidade, porque ele está decidido, ele não quer mais viver.

Durante o filme, Alain visita cada amigo que já teve na vida, desde os mais antigos até os mais recentes. Ele conversa rapidamente com alguns, participa de jantares com outros, mas ele nunca deixa de dizer que ele está indo embora e que esse é o motivo de sua visita, a despedida.

O filme é de 1963, então as cores preto e branco trazem ainda mais dramaticidade para a vida Alain, é como se ele enxergasse o mundo daquela forma, como se as cores não existissem mais. Ele está triste e ele não esconde isso de ninguém, pelo contrário, ele faz questão de que todos saibam que ele está frustrado com a vida, que ele está infeliz e que o mundo não faz sentido nenhum pra ele.

A depressão é muito bem retratada pelo filme através do desespero silencioso de Alain. É como se ele estivesse gritando com todas as suas forças, mas ninguém conseguisse ouvir a sua voz. Ele está aparentemente calmo, mas existe uma tempestade violenta dentro dele. Seu coração está doente e não existe cura para corações partidos.

Sensível, dolorido e triste, Trinta anos esta noite nos leva para uma viagem de despedida pela Paris de 1963. O suicídio inevitável de Alain virá, é só questão de tempo, mas apesar de todo o sofrimento, o filme nos ajuda a entender melhor como funciona o coração de uma pessoa quebrada. Através de Alain, o filme conta a mais pura e cruel verdade de todas: Nem todo o tratamento do mundo é capaz de juntar as partes de um coração que foi cortado em pedacinhos.

Leia também: Aftersun e o tédio de uma vida que você não quer mais viver.

Confira uma das melhores cenas:

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.