me chame pelo seu nome
Frases de Livros

Me chame pelo seu nome

Me Chame pelo Seu Nome é um romance estadunidense de 2007 escrito por André Aciman e distribuído pela Farrar, Straus and Giroux, que segue um caso de amor entre um jovem judeu ítalo-americano de dezessete anos e um estudante judeu americano de vinte e quatro anos de idade. Ambientado na Riviera Italiana da década de 1980, a narrativa perpassa vinte anos da história de Elio Perlman e Oliver.

As melhores frases do livro Me chame pelo seu nome:

“Nós arrancamos tanto de nós mesmos para sermos curados das coisas mais rápido do que deveríamos, que vamos à falência aos trinta anos e temos menos a oferecer cada vez que começamos com alguém novo. Mas não sentir nada para não sentir nada, que desperdício!”

“Nós tínhamos as estrelas, você e eu. E isso é dado apenas uma vez.”

“Ele veio. Ele foi embora. Nada mais mudou. Eu não mudei. O mundo não mudou. No entanto, nada seria o mesmo. Tudo o que resta é a realização de sonhos e uma estranha lembrança.”

“As pessoas que leem são escondidas. Eles escondem quem são. As pessoas que se escondem nem sempre gostam de quem são.”

“Se eu pudesse tê-lo assim em meus sonhos todas as noites da minha vida, eu apostaria minha vida inteira em sonhos e acabaria com o resto.”

“E em uma noite qualquer, quando ficarmos mais velhos, falaremos sobre esses dois jovens como se fossem dois estranhos que conhecemos no trem e que admiramos e queremos ajudar. E vamos querer chamar de inveja, porque chamar de arrependimento quebraria nossos corações.”

“O tempo nos torna sentimentais. Talvez, no final, seja por causa do tempo que sofremos.”

“De repente, percebi que estávamos com tempo emprestado, que o tempo é sempre emprestado e que a agência de crédito cobra seu prêmio exatamente quando estamos menos preparados para pagar e precisamos pedir mais empréstimos.”

“A maioria de nós não consegue deixar de viver como se tivéssemos duas vidas para viver, uma é a maquete, a outra a versão final, e há todas essas versões no meio. Mas só há uma vida, e antes que você perceba, seu coração estará exausto e, quanto ao seu corpo, chegará um ponto em que ninguém olhará para ele, muito menos se aproximará.”

“Me chame pelo seu nome e eu chamarei você pelo meu.”

“Talvez fosse o álcool, talvez fosse a verdade, talvez eu não quisesse que as coisas ficassem abstratas, mas senti que deveria dizer, porque era o momento de dizer isso, porque de repente me ocorreu que era por que eu vim, para dizer a ele: Você é a única pessoa de quem gostaria de me despedir quando morrer, porque só então essa coisa que chamo de minha vida fará algum sentido. E se eu soubesse que você morreu, minha vida como a conheço, o eu que estou falando com você agora, deixaria de existir.”

“Não sou nada sábio. Já te disse, não sei de nada. Eu conheço livros e sei como unir as palavras, isso não significa que eu sei como falar sobre as coisas que mais importam para mim.”

“Toda vez que eu volto para Roma, eu volto para aquele lugar. Ainda está vivo para mim, ainda ressoa com algo totalmente presente, como se um coração roubado de uma história de Poe ainda pulsasse sob o antigo pavimento de ardósia para me lembrar que, aqui, finalmente encontrei a vida que era certa para mim, mas falhei em ter.”

“Nós pertencíamos um ao outro, mas vivíamos tão distantes que agora pertencíamos a outros.”

“Existe uma lei em algum lugar que diz que quando uma pessoa está totalmente apaixonada pela outra, a outra deve inevitavelmente estar apaixonada também.”

“Se existe alguma verdade no mundo, é quando estou com você, e se eu encontrar a coragem de falar minha verdade a você um dia, lembre-me de acender uma vela em agradecimento em todos os altares de Roma.”

“Aos cem anos, com certeza você aprende a superar a perda e a tristeza – ou eles o perseguem até o amargo fim?”

“Eu gostaria de ter um amigo que não estava destinado a perder.”

“Como eu admirava as pessoas que falavam de seus vícios como se fossem parentes distantes que aprenderiam a tolerar porque não conseguiam renegá-los.”

“Isso parecia especial. É como mostrar a alguém sua capela particular, seu esconderijo secreto, o lugar onde, como na berma, se vem para ficar só, para sonhar com os outros. Este é o lugar onde eu sonhei com você antes de você entrar na minha vida.”

Autor: André Aciman
Editora: Intrínseca

Clique aqui para conferir as melhores frases do livro Quem é você, Alasca?

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.