Cenas desconexas daquele pequeno luau, o som do violão, o cheiro que você sentiu no momento exato que ele(a) apertou a sua mão. Imagens distorcidas de uma infância boa (ou não). O gosto, o toque. As risadas, o abraço. O choro, as noites mal dormidas. O luto. Todos esses momentos sendo conectados aos nossos sentidos, para que um dia se tornassem memórias.
Visão, olfato, paladar, audição e tato. Todos são cúmplices de um episódio passado, de uma vida que você não vive mais, de um assunto enterrado. De todos os sentidos, o olfato é o sentido que mais evoca memórias, isso acontece porque, de acordo com alguns estudos, quando sentimos um perfume esse cheiro fica registrado no cérebro juntamente com a emoção sentida nesse momento, então quando nos lembramos do cheiro, sentimos a emoção.
E se isso acontece com todos os nossos sentidos, por que tentamos tanto nos desconectar do que passou? Olhando por esse lado, todas as coisas que aconteceram conosco ao longo de nossas vidas, estão amalgamadas em nós, quer tenham permissão ou não. É como se cada pessoa ou cada momento que fizeram parte de nossa jornada, por algum motivo, nunca se desconectassem de nós.
Parando pra pensar no assunto eu cheguei a uma conclusão, nada acontece por acaso. Ninguém passa pela sua vida atoa, todas as pessoas que fizeram parte de sua jornada, precisavam deixar algo marcado em você. E as vezes isso é uma droga porque nem todas as pessoas que passam pela nossa vida são pessoas legais, muitas vezes elas deixam memórias horríveis. Outras são tão incríveis quando tocam nossa existência que quando vão embora deixam um vazio enorme que nos consome para sempre.
E talvez você me pergunte o porquê de tudo isso, e talvez eu não saiba a resposta exata, mas analisando todo o contexto é bem visível o quanto é necessário aprender a lidar com todas as nossas memórias. Por mais que não faça sentido nenhum, é necessário deixar o passado no passado, mesmo sabendo que esse passado estará marcado para sempre em nós.
É muito importante que você entenda que todas as coisas cooperaram para você ser quem você é hoje, todas as pessoas que passaram pela sua vida, de certa forma, te forjaram para você ser alguém diferente hoje, então por mais que o seu passado não te traga boas recordações, ele te ajudou a chegar até aqui.
Eu não estou falando pra você continuar preso ao passado, pelo contrário, eu quero que você entenda que você o superou tanto que mesmo habitando no mesmo corpo que ele, você seguiu em frente e esse passado que tanto te fez mal, não tem poder para te paralisar mais. Então, siga sendo morada, de passado, presente e futuro.
Sabendo sempre que tudo que aconteceu no seu passado teve um propósito, até as coisas ruins. Elas aconteceram para mostrar a você o quanto você, como ser humano, é forte e capaz de superar. Mesmo sendo casa de tudo aquilo que já passou é também casa para tudo aquilo que ainda virá.
(…)
Clique aqui para conferir uma reflexão sobre amores hollywoodianos