Taxa de Natalidade
Crônicas

Por que as pessoas não querem mais ter filhos?

Esses dias eu vi uma matéria falando sobre a queda da taxa de natalidade no Brasil e eu fiquei muito curiosa com relação a isso, porque aparentemente as pessoas continuam tendo filhos, inclusive, muitas pessoas estavam comentando exatamente isso na matéria, que elas não deixam de ver mulheres grávidas por aí.

Isso é um fato, existem mulheres grávidas por aí, mas vocês já prestaram atenção no quanto essa visão diminuiu nos últimos anos? Quando eu era criança, eu via muitas mulheres grávidas pelas ruas da minha cidade, em cada esquina existia uma gestante, sem contar, é claro, que sempre aparecia uma mulher grávida na minha família ou na família de vizinhos próximos.

Mas de uns anos pra cá, é como se não existissem mais gestantes andando pelas ruas da minha cidade. As pessoas continuam procriando, é óbvio, mas existe, sim, uma queda no número de gestantes. E quando a gente conhece uma gestante, fica logo claro, em uma conversa de dez minutos, que aquela futura mãe não quer mais ter filhos, que uma única criança será o suficiente.

Eu não sei vocês, mas eu cresci ouvindo que ter filhos era sinônimo de fracasso. O assunto principal durante a minha adolescência era: Não engravide, não tenha filhos, eles vão te atrapalhar, você não vai conseguir fazer nada se você for mãe. E não era só comigo que acontecia isso, a maioria dos adolescentes da minha época ouviam a mesma coisa.

Eu nasci nos anos 90, eu sou uma Millennials, eu cresci ouvindo que ter filhos só me atrapalharia, eu cresci em uma época onde a consciência de contraceptivos começou a ficar muito maior, eu sou fruto de uma época onde a maioria das mulheres criavam seus filhos sozinhas e consequentemente diziam para suas filhas que ter filhos arruinaria suas vidas. Será que é por isso que a maioria dos Millennials não querem ter filhos? Será que é uma consequência psicológica de ouvir, tanto em casa quanto na escola, que ter filhos era algo ruim?

Leia também: O mundo é um lugar injusto.

Natalidade

Isso faz a gente pensar, não faz? Existe um medo de engravidar muito grande na minha geração. Inclusive, existem muitos memes na internet sobre isso, sobre o quanto não nos sentimos preparadas para ser mães, sobre o quanto isso atrapalharia a nossa “adolescência”. Só que a nossa adolescência ficou para trás há muito tempo, não existem mais empecilhos, ou será que esses empecilhos ainda existem?

A verdade é que a nossa geração, assim como a próxima e a próxima depois dela, está mais consciente com relação ao mundo e com relação ao quanto é difícil ser mãe ou pai, a maioria das pessoas acabam priorizando sua própria vida. Viver é difícil demais e nós temos uma consciência enorme disso, porque hoje em dia as notícias correm quase que na velocidade da luz e é impossível não se decepcionar com o mundo, além do fato de que muitos pais, hoje em dia, são extremamente honestos com relação ao quanto é difícil ser responsável por outra vida.

Sem contar, é claro, com o quanto o preço das coisas estão exorbitantes. Casa própria? Carro? Viagens de família? Oi? Essas coisas quase não existem na nossa geração, porque a nossa geração trabalha praticamente para comer. Como ter filhos em um mundo onde um pacote de fraldas custa um rim? Como pensar em procriar em um mundo onde não é mais acessível, para a maioria das pessoas, ter uma casa própria? Os bebês crescem e começam a comer, eles precisam de alimentos saudáveis, vocês já viram o preço das frutas no mercado? Nem os adultos estão comendo frutas, gente, ninguém está levando uma vida saudável, porque é quase impossível viver de alimentos saudáveis quando um quilo de batata custa quase quinze reais.

Então, esse assunto é muito delicado, porque como eu pontuei no artigo, existem muitos fatores que estão contribuindo para a queda da taxa da natalidade, não só no Brasil, mas no mundo. Será que existe uma solução? Será que os países não poderiam ajudar, de alguma forma, os casais jovens e sem filhos, como estão fazendo no Japão? Será que mesmo tendo ajuda, as pessoas topariam abrir mão desse medo em prol do nascimento de novas pessoas?

São muitas questões e a gente sabe que os países só vão acordar quando as coisas saírem completamente do controle, como aconteceu no Japão. Mas, como é uma situação que envolve tanto fatores socioeconômicos quanto fatores psicológicos, será que seria fácil convencer as pessoas de que elas precisam ter filhos? Será que as pessoas, principalmente as mulheres, ainda têm psicológico para passar pela maternidade ao longo da vida? Eu não acho que as pessoas, em algum momento no futuro, se convencerão disso.

Fotos de Pixabay

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.